Vitalle Laboratório
Irati online

Projeto Ecotroca chega aos bairros Vila São João e Rio Bonito

Publicado em 24/06/2016

Projeto Ecotroca chega aos bairros Vila São João e Rio Bonito

Ecotroca já chegou à Pedreira, Fragatas, Vila Raquel, Vila Nova, Vila Matilde, Unicentro e Guamirim. Com os novos bairros serão nove localidades atendidas.
Nesta terça-feira, 21, foi realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais um encontro ampliado com participantes do projeto Ecotroca. Na oportunidade o prefeito Odilon Burgath, fez um importante anúncio aos presentes: a expansão do projeto para os bairros Vila São João e Rio Bonito. A ampliação deve ocorrer ainda em 2016.
O Ecotroca está em funcionamento desde 2015 e já atendeu mais de 1500 famílias. Nesse período já foram recolhidos cerca de 80 toneladas de material reciclável, trocados por mais de 40 toneladas de alimentos.
Com a inclusão dos dois bairros mais populosos de Irati no Ecotroca, os números aumentarão, consolidando o projeto e beneficiando mais famílias iratienses. Durante o evento o prefeito Odilon Burgath lembrou que o Ecotroca é um projeto que tem prioridade na gestão e que mais recursos serão investidos.
“Fico muito feliz em fazer este anúncio da expansão do Ecotroca para os bairros Rio Bonito e Vila São João. Isso mostra o quanto este programa é aceito e faz bem para a população. Já investimos mais de meio milhão de reais e continuaremos investindo, até que todos os bairros de Irati recebam o Ecotroca”, explica Burgath.
Durante o encontro a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski, realizou uma celebração mística na qual os presentes, foram convidados a escrever uma palavra que represente a importância do Ecotroca em suas vidas. “Esperança”, “futuro”, “vida”, “alimentação”, “respeito”, “Sustentabilidade” foram algumas das palavras citadas sobre o projeto inovador da Prefeitura de Irati.
Maria de Oliveira é presidente da associação de moradores da Vila Matilde e participa desde o início do projeto em seu bairro. Ela lembra que o número de pessoas participantes do projeto aumentou, mostrando a evolução do Ecotroca.
“Quando o projeto iniciou ele atendia apenas 60 famílias na Vila Matilde. Hoje temos mais de 160 famílias participando. Nosso bairro ficou mais limpo e saudável, além da economia em casa. Esperamos que o Ecotroca cresça muito em Irati, assim como cresceu na Vila Matilde”, conta Maria. O Ecotroca já chegou à Pedreira, Fragatas, Vila Raquel, Vila Nova, Vila Matilde, Unicentro e Guamirim. Com os novos bairros serão nove localidades atendidas. Iniciado em setembro de 2015, o projeto contou com muitas contribuições. O ex-secretário de Agropecuária e atual secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Leoni Ribas, esteve presente desde o primeiro dia da coleta de reciclável e entrega de alimento à população.
“Iniciamos o Ecotroca no Bairro Pedreira e hoje estamos implantando a segunda fase dele, com a expansão para os novos bairros. É muito gratificante essa crescente do programa. A qualidade de vida, de saúde, auxilio na economia domestica, são alguns dos benefícios que temos neste projeto social que une o campo e a cidade”, comenta Leoni.


César Lucas
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Irati

Últimas de

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de

Publicidade

VET Q – CLINICA VETERINÁRIA Massagens Irati ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

Tratamento Com cone Hindu CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AUTO SOCORRO ZANLORENCI
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021