Vitalle Laboratório
Irati online

Vagas do Programa Mais Médicos foram preenchidas em Irati

Publicado em 03/12/2018

Vagas do Programa Mais Médicos foram preenchidas em Irati

Novos profissionais devem iniciar atendimento a partir de 3/12. Secretária de Saúde também comunicou início da reforma do ambulatório municipal.

Na coletiva de imprensa realizada na tarde de segunda-feira (26), na Prefeitura, a secretária de Saúde de Irati, Magali Camargo, esclareceu a situação do município em relação ao Programa Mais Médicos do governo federal. As três vagas disponíveis já foram preenchidas e o atendimento nas comunidades de Gonçalves Junior, Guamirim e Conjunto Joaquim Zarpellon deve ser normalizado, a partir do dia 3 de dezembro. Na oportunidade, a secretária também informou que, no início do próximo mês, iniciam as reformas do ambulatório municipal.

Com o anúncio feito pelo governo do fim do Programa Mais Médicos, muitos municípios estão enfrentando dificuldades nos últimos dias para suprir o atendimento dos profissionais cubanos. Irati possuía três médicos cubanos – número estipulado pelo governo federal para a cidade, que já foram desligados de suas funções e devem partir para seu país de origem nos próximos dias. Annelis Leon Perez, Luis Vicente Garcia Gomez e Alcis Alidamig Corrales Robert estavam atendendo em Irati desde abril de 2017.

"Já tivemos médicos inscritos para trabalharem em Irati e foram selecionados três para preencherem as vagas disponíveis. As doutoras Patricia Sikora e Adriana Morais Carvalho, que já atuam em Irati, e o doutor José Valencio Machado, que vem de outra cidade, devem se apresentar até a próxima segunda-feira (03), para assumirem as unidades", esclareceu Magali. Desde a quinta-feira (22), ela comentou que outros médicos da secretaria estão atendendo as unidades de saúde do Guamirim, Gonçalves Junior e Conjunto Joaquim Zarpellon duas vezes por semana para que a população não fique desassistida.

Questionada sobre o número das vagas de médicos para Irati, a secretária explicou que foi uma definição do Ministério da Saúde para o município e que já foi feita a solicitação de ampliação do programa, mas ainda não obteve resultados. Magali agradeceu muito o trabalho realizado pelos médicos cubanos, que foi reconhecido pela população iratiense.

Obras no ambulatório vão iniciar na próxima semana

Outro assunto pautado na reunião foi a reforma do ambulatório municipal, também conhecido pela população como a Secretaria de Saúde. Depois de várias reuniões com as equipes para reorganizar o atendimento, alguns serviços ficarão realocados em outras unidades de básicas de saúde do município. A reforma terá um investimento de cerca de R$400 mil com recursos do Ministério da Saúde e a empresa vencedora da licitação deve entregar as obras no prazo de seis meses.

Na unidade da Lagoa, que possui boa estrutura e disponibilidade de espaço, vão funcionar os setores de pequenas cirurgias e procedimentos ortopédicos. No Rio Bonito, serão realizados os eletrocardiogramas. A pediatria será realocada para a unidade da Vila São João e Ademar Vieira de Araújo. Outros dois médicos pediatras farão atendimento na Casa da Gestante – cedida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). "Com a reforma, a Farmácia Municipal também voltará para o prédio em um espaço novo. O ambulatório receberá ampliações em duas salas e mais algumas mudanças serão feitas para melhorar a qualidade do nosso atendimento", afirma Magali.

Também participaram desta coletiva os vereadores Roni Surek, Alberto Schereda e José Bodnar. Mais informações sobre os locais de atendimento provisório nas unidades para reforma do ambulatório serão divulgadas nos próximos dias pelos meios de comunicação à população.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3907-3130.

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

Naturati - Produtos Naturias AUTO SOCORRO ZANLORENCI CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

Serralheria e Vidraçaria BINTCHO Sabor e Saúde Produtos Naturais CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021