Vitalle Laboratório
Irati online

Dallegrave: Uma história centenária de sucesso no coração do Paraná

Publicado em 19/06/2023

Livro e exposição celebram os 100 anos da empresa familiar e seu impacto na região

Dallegrave: Uma história centenária de sucesso no coração do Paraná

Irati, foi palco de uma emocionante comemoração no dia 15 de junho deste ano, quando a empresa Dallegrave celebrou seu centenário no ramo madeireiro. Para marcar essa significativa conquista, foi lançado o livro "100 Anos Dallegrave ? História e Consolidação no Coração do Paraná", idealizado por Marcos Dallegrave Góes, diretor da empresa e membro da quarta geração da família. A obra foi elaborada pela jornalista Adriana Souza e retrata não apenas a trajetória da empresa, mas também sua interação com as pessoas e as cidades onde está presente.
A inspiração para o livro surgiu quando Marcos Dallegrave Góes, ao vasculhar a biblioteca de seu avô em busca de registros históricos, encontrou o primeiro contrato da empresa. Essa descoberta despertou nele o desejo de comemorar e marcar os 100 anos da Dallegrave. Com base nos materiais encontrados na biblioteca e na rica documentação da própria empresa, a jornalista Adriana Souza embarcou em uma jornada de um ano e meio para compilar informações, fotografias e depoimentos que contassem a história da empresa.

Publicidade

Anuncie aquiAnuncie aqui

Adriana Souza descreveu o desafio de reunir as informações dispersas ao longo dos anos, mas ressaltou a colaboração de muitas pessoas que contribuíram para o sucesso da obra. O livro não apenas narra a trajetória da empresa, mas também presta homenagem aos mais de 2.300 funcionários que fizeram parte de sua história, destacando a importância de suas famílias para a região de Irati e Inácio Martins.
A Dallegrave, uma empresa familiar, teve um papel fundamental no desenvolvimento das cidades onde atua, especialmente em Irati, onde está sediada, e em Inácio Martins, considerada sua grande afilhada. Durante a cerimônia de lançamento do livro, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou a importância da empresa e parabenizou-a pelos 100 anos de existência, enaltecendo seu impacto positivo em diversos setores, principalmente no ramo madeireiro. O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, também ressaltou a relevância da empresa para a região e a parceria que ela estabeleceu com o município ao doar terrenos e contribuir para seu desenvolvimento.

Publicidade

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADOESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO

Em relação ao futuro, Marcos Dallegrave Góes, otimista, expressou sua intenção de estar presente nas comemorações dos 200 anos da empresa, reafirmando seu compromisso de continuidade com a nova geração. Seu filho, Bruno, já está assumindo a empresa, representando a quinta geração da família. Além disso, a Dallegrave tem investido no reflorestamento, vislumbrando um futuro sustentável e promissor.
A celebração do centenário da Dallegrave não se limitou ao lançamento do livro. Uma exposição na Casa da Cultura de Irati também foi organizada para contar a história da empresa por meio de fotografias, documentos históricos e objetos emblemáticos. A exposição intitulada "Dallegrave: 100 Anos de Sucesso" atraiu um grande público interessado em conhecer a trajetória da empresa e seu impacto na região.
A mostra apresentou uma linha do tempo interativa, na qual os visitantes puderam acompanhar os marcos mais importantes da história da Dallegrave. Desde sua fundação em 1923, passando pela expansão dos negócios e os desafios enfrentados ao longo das décadas, até os projetos sociais e ambientais realizados atualmente.

Publicidade

VET Q – CLINICA VETERINÁRIAVET Q – CLINICA VETERINÁRIA

Além disso, a exposição contou com depoimentos emocionantes de funcionários antigos e atuais, que compartilharam suas experiências de trabalho na empresa. Muitos ressaltaram o orgulho de fazer parte da família Dallegrave e destacaram os valores transmitidos de geração em geração, como comprometimento, respeito e responsabilidade social.
A Casa da Cultura de Irati, local escolhido para sediar a exposição, se encheu de memórias e homenagens durante todo o mês em que a mostra ficou aberta ao público. O espaço também recebeu eventos especiais, como palestras sobre a importância da preservação ambiental e a relação entre a Dallegrave e a comunidade local.
A comemoração do centenário da Dallegrave foi marcada por um sentimento de gratidão e reconhecimento. A empresa se tornou um símbolo de sucesso e perseverança na região do Paraná, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente. Sua história serve de inspiração para outras empresas familiares e empreendedores locais, demonstrando que é possível construir um legado sólido e duradouro.

Publicidade

Massagens IratiMassagens Irati

Com o encerramento da exposição, o livro "100 Anos Dallegrave ? História e Consolidação no Coração do Paraná" permanecerá como um registro histórico valioso, disponível para consulta na biblioteca municipal de Irati e também à venda para aqueles que desejam conhecer mais sobre a rica história da empresa.
A Dallegrave continua olhando para o futuro com entusiasmo e compromisso, buscando novas oportunidades de crescimento e investindo em práticas sustentáveis. Sua trajetória centenária é um exemplo de resiliência e visão empreendedora, que certamente deixará um legado duradouro para as gerações futuras.

Últimas de

Imagem da Notícia

Aciai realiza reunião para discutir projeto de lei sobre horário de funcionamento do comércio em Irati

Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) promoveu encontro com associados e autoridades municipais para esclarecer dúvidas sobre o Projeto de Lei que propõe a liberdade no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais da cidade.

Publicado em: 18/06/2023

Imagem da Notícia

Construtora Cathio destaca-se na valorização das mulheres e na excelência em obras de infraestrutura

Empresa liderada por Carina Aziliero Duda promove igualdade de gênero e entrega qualidade em projetos de engenharia

Publicado em: 16/06/2023

Imagem da Notícia

Yazaki impulsiona crescimento econômico em Irati com ampliação da produção e criação de empregos

Expansão da empresa em Irati: Revolução industrial traz empregos em massa e impulsiona economia regional para novos horizontes promissores.

Publicado em: 07/06/2023

Imagem da Notícia

Grupo Saber realiza nova edição do tradicional Feirão de Empregos Saber

Descubra as oportunidades de emprego no Feirão de Empregos Saber do Grupo Saber! Vagas em regime CLT e Estágio disponíveis para moradores de Irati e região. Não perca essa chance de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Publicado em: 01/03/2023

Destaques do Guia

Mais de

Publicidade

Serralheria e Vidraçaria BINTCHO CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Tratamento Com cone Hindu

Publicidade

AUTO SOCORRO ZANLORENCI Tratamento Com cone Hindu Naturati - Produtos Naturias