Vitalle Laboratório
Irati online

Denise Stoklos visita o campus Irati da Unicentro

Publicado em 17/11/2016

Reconhecida internacionalmente, atriz fez apresentação em Irati.

Denise Stoklos visita o campus Irati da Unicentro

A atriz Denise Stoklos esteve em Irati e apresentou-se para o público com a leitura de peças de seu repertório, num evento intitulado “Gestos textuais do teatro essencial”. A atriz também visitou o campus Irati da Unicentro e pode relembrar sua carreira através de cartazes de espetáculos e materiais publicados por jornais do mundo todo, que estão arquivados junto ao Centro de Documentação e Memória (Cedoc). Denise também esteve no auditório principal do campus que leva o seu nome.

“Irati é tudo para mim, porque além de ser a minha raiz, onde comecei a fazer teatro sempre me recebem tão bem aqui. Ainda sou animada por essas forças e esses estímulos de pessoas maravilhosas. Tenho um amor por esse Auditório Denise Stoklos, acredito que uma das homenagens maiores, tanto quanto o título de Doutora Honoris Causa da Unicentro que me foi dado”, destaca a atriz.

Em novembro de 2017, Denise completa 50 anos de carreira. Reconhecida internacionalmente, a atriz está buscando apoio para o projeto de criação do Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance, o Fids, que será realizado em Irati. O projeto já está estruturado e vinculado a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

“Este projeto é para tornar Irati a sede, o polo de teatro solo, aquele teatro que o artista faz sozinho. Ele escreve, dirige e se apresenta sozinho, quase sem nada, sendo ele o fundamento, chama-se teatro essencial. Como sou considerada a maior do mundo solo performer, que esteve em mais países, que se apresentou em diferentes idiomas, que tem tantas peças solos, nada mais natural de que Irati seja o polo de solo performance”, salienta Denise.

Além de ser um festival que vai apresentar peças vindas do mundo inteiro e de várias cidades do Brasil gratuitamente, todos que se apresentarem também vão dar aulas gratuitas para quem for da região. “No primeiro ano só vai ter atores que nunca fizeram teatro, no segundo ano teremos atores que já fizeram suas primeiras aulas, no terceiro ano, vai ter atores que fizeram dois anos de aula e assim por diante, até se tornar aqui uma cidade que é especialista. Para se assistir solo performance as pessoas vão ter que sair do Rio de Janeiro, de São Paulo para vir aqui, e a cidade vai se movimentar”, complementa a atriz.

O primeiro passo para a concretização do Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance já foi dado: a aprovação de financiamento pela Lei Rouanet. Agora, é preciso captar os recursos necessários e toda a comunidade pode ajudar nessa empreitada - de empresas a pessoas físicas.

“É a mesma coisa do que se pagasse o imposto. Estou convidando a todos a entrarem com um pouquinho que seja, porque vai juntando e com isso chegamos ao valor que é necessário para fazer esse festival. É um dinheiro para a cultura, e seu nome ficará lá registrado e será feita publicidade enorme como é dentro da Lei Rouanet a resposta que se dá para quem doar para a arte. Com certeza vai ficar marcado na história, e para que coisa mais bonita do que marcarmos por causa de arte, não é? Então bem-vindos ao Fids – Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance”, ressalta Denise.

Divisão de Comunicação Social – Unicentro, campus Irati

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

Sabor e Saúde Produtos Naturais ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO Tratamento Com cone Hindu
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AUTO SOCORRO ZANLORENCI Serralheria e Vidraçaria BINTCHO
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021