Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

Naturati - Produtos Naturias

 

Eletrônica Nunes

 

Malik Jóias

 

Chaveiro Cristo Rei

 

STASIL IMPLEMENTOS

 

ALVORADA CONTABILIDADE - ESCRITÓRIO CONTÁBIL

 

 

 

Coletiva sobre focos do AEDES em Irati alerta população

 

Março chegou a índice de 7% considerado sério

Publicado em 05/04/2018

 

Na manhã de hoje (05) a secretária de Saúde de Irati, Magali Camargo e a equipe de Endemias do município, concederam coletiva de imprensa para divulgar dados sobre focos do mosquito aedes aegypti em Irati.

Segundo a secretária, a situação é bastante delicada, com grande ocorrência de focos do transmissor da dengue, entre outras enfermidades, principalmente na área central da cidade.

De acordo com relatório da pasta, no mês de março passado, foram feitas 1.046 visitas a residências na área urbana, onde foram detectados 70 pontos confirmados de focos de larvas do aedes. De dezembro até agora, este número sobe para 401.

Segundo Magali, o maior índice sempre foi constatado em residências, nos aspectos considerados até mesmo triviais, em razão do quanto já se falou sobre os cuidados que devem ser observados. Ela cita como exemplos os recorrentes pratos de vasos de plantas e potes com água para animais domésticos que, entre outros itens corriqueiros, continuam sendo ambientes propícios para formação de criadouros.

Março chegou a índice de 7%, considerado sério

Durante a coletiva a secretária explicou que quando o relatório das averiguações constata índice abaixo de 1%, o controle dos focos do aedes aegypti é considerado satisfatório. “Em dezembro do ano passado, tivemos 0,3%, o que foi um ótimo índice”, relatou Magali.

Contudo, de lá para cá, a situação mudou drasticamente. “Acima de 4%, o índice é considerado infestação. E neste relatório de março, chegamos a 7%”, comenta a secretária.

Ela explica que já a partir de hoje (05) as escolas estão trabalhando orientações com os alunos, repassando todas as noções básicas sobre o mosquito, eliminação de possíveis focos e criadouros, as doenças que ele pode transmitir, entre outros assuntos relacionados.

No sábado (07) uma iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal de Assistência Social vai acontecer no Alto da Lagoa, com orientações aos moradores, distribuição de sacos de lixo, entre outras ações.

Mas haverá ainda uma mobilização geral no município, com data a ser definida, onde será cumprido um cronograma de varredura e inspeção na cidade toda, iniciando pelo centro. Esta mobilização será levada também aos bairros, e os dias, horários e equipes serão amplamente divulgados para que a população possa estar ciente das ações e auxilie no combate aos focos do mosquito.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Irati ganha condomínio do idoso em investimento de 5 milhões

 

Representando a governadora Cida Borghetti, o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, veio a Irati e durante o sábado de rodeio (14) anunciou a liberação de mais um benefício para o município junto ao Governo do Estado. Junto ao...

 

Pubicada em: 17/07/2018

Irati terá curso de mecânica automotiva para mulheres

 

A partir do dia 06 de agosto, acontecerá em Irati um curso de mecânica automotiva, para mulheres. As aulas acontecerão todas as segundas-feiras, às 19h, prosseguindo até o dia 24 de setembro, na empresa Pit Stop. A capacitação ir...

 

Pubicada em: 17/07/2018

Julho Amarelo quer prevenção contra as hepatites virais

 

O próximo dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2010, como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepati...

 

Pubicada em: 11/07/2018

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.