Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

Serralheria e Vidraçaria BINTCHO

 

ALVORADA CONTABILIDADE - ESCRITÓRIO CONTÁBIL

 

ESTOLIMPER - Lavagens de sofás, Tapetes e Col

 

Clínica Médica Dr. Eduardo Bento e Associados

 

TAPEÇARIA DO MIRO

 

Sabor e Saúde Produtos Naturais

 

 

Sabor & Sade -Produtos naturais

 

O que é o HTLV 1 vírus pouco conhecido que atinge mais de 800 mil brasileiros

 

Doença decorrente também é bastante desconhecida e pode impossibilitar portadores de andar

Publicado em 03/01/2019

 

Quando era criança, a estudante de Teologia Erika Grace Piva Archanjo, hoje com 31 anos, tropeçava e caía com frequência, acidentes que ela e sua família atribuíam a algum problema ortopédico. Ela nunca foi ao médico por causa disso. Só fez isso, aos 25 anos, depois que sentiu fraqueza nas pernas e percebeu que para se levantar, após se abaixar, precisava apoiar as mãos no chão.

O diagnóstico só veio um ano depois, quando seu primeiro filho tinha um ano: Erika sofria de paraparesia espástica tropical, que, ao longo do tempo, vai paralisando e incapacitando as pessoas.

É uma doença pouco conhecida, causada por um vírus também pouco famoso, o vírus linfotrópico de células-T humanas (HTLV-1, da sigla em inglês para human T-cell lymphotropic vírus), do qual o Brasil é um dos campeões mundiais em número absoluto de portadores, com pelo menos 800 mil pessoas infectadas - número que pode chegar a 2,5 milhões, dependendo da fonte. No mundo, estima-se algo entre 10 e 15 milhões de portadores.

Ele faz parte da família dos retrovírus humanos (Retroviridae) - foi o primeiro desse grupo a ser descoberto, em 1980 - a mesma do seu primo mais popular, o HIV, causador da aids.

"Ele se integra no nosso DNA e pode ser transmitido", explica Jorge Casseb, médico do Ambulatório de HTLV e professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP).

Sintomas e consequências
Normalmente, o vírus fica em repouso, integrado ao DNA dos seus portadores. Mas em 5 a 10% das pessoas infectadas, ele pode causar duas doenças: a própria mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP, do nome em inglês HTLV-1-associated mielopathy/tropical spastic paraparesis), e a leucemia linfoma de células T do adulto (ATLL - adult T-cell leukemia/lymphoma), um tipo de câncer do sangue bastante agressivo, que leva o paciente à morte em dois anos.

"Com o tempo, o paciente pode ficar incapacitado de andar", diz Adele Caterino de Araujo, pesquisadora científica do Centro de Imunologia, do Instituto Adolfo Lutz.

"Ao longo do tempo, podem surgir sintomas como lombalgia (dor lombar), fadiga, disfunção urinária e sexual (disfunção erétil, perda da libido), cãibras, constipação intestinal, mialgia (dor muscular), além de uveítes (inflamação nos olhos), dermatites e de ordem emocional, como ansiedade e depressão."

Continuar lendo:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/01/03/o-que-e-o-htlv-1-virus-pouco-conhecido-que-atinge-mais-de-800-mil-brasileiros.ghtml

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Primeira parcela do IPTU vence dia 5 de julho em Irati

 

Carnês serão entregues pelos Correios a partir de segunda-feira, dia 20, exceto em alguns bairros que a empresa não realiza esse tipo de serviço A prefeitura de Irati definiu as datas de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urb...

 

Pubicada em: 20/05/2019

Yazaki abre novas oportunidades de emprego

 

Nas duas últimas semanas, empresa contratou cerca de 70 novos funcionários. Até o fim de ano deverão ser geradas entre 300 e 350 novas vagas A Yazaki Autoparts do Brasil, empresa situada no bairro Fernando Gomes, em Irati, iniciou o ...

 

Pubicada em: 20/05/2019

Atenção Para Refis 2019

 

O Executivo voltou atrás e decidiu encaminhar à Câmara de Vereadores de Irati um projeto de lei para a instituição do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2019. O ofício que encaminha o PL substitutivo 043/2019 foi lido no expedie...

 

Pubicada em: 17/05/2019

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.