Sabor e Saúde Produtos Naturais
Irati online

Reunião sobre o Aedes aegypti acontece no CAM

Publicado em 15/03/2019

Reunião sobre o Aedes aegypti acontece no CAM

No amanhã de hoje (15), aconteceu importante reunião sobre os focos do Aedes aegypti que foram constatados em Irati e discutidas estratégias para combater esta perigosa proliferação de criadouros do mosquito. O evento, que aconteceu no salão do Centro Administrativo Municipal (CAM) reuniu autoridades de diversos setores, representantes da comunidade, órgãos de imprensa e formadores de opinião.

A secretária de Saúde de Irati, Magali Salete de Camargo, esclareceu que esta etapa já é a 4ª reunião sobre o tema do Aedes esta semana, reunindo diversos segmentos da sociedade. "Ao longo da semana, várias instituições e entidades, empresários e autoridades, grupos religiosos e órgãos de imprensa já haviam participado de reuniões na sede da Prefeitura, e esta, de hoje, serviu para agregar uma grande parceira nossa, que é a área da Educação", frisou a secretária. Segundo ela, as crianças recebem as orientações em sala de aula, onde a Educação enfatiza fortemente o combate aos focos do mosquito, e estas levam este conteúdo para suas casas, reforçando a propagação da campanha de guerra contra o Aedes.

A secretária de educação, Rita Almeida, salientou que não é apenas a educação municipal que está se mobilizando, mas toda a rede de Irati. "Desde o prézinho, a creche, o Cmei, chegando ao nível técnico e superior, bem como as escolas particulares. Nós, como professores, há muitos anos fazemos este trabalho, e até surpreende que, apesar de tantas campanhas de prevenção, a situação de Irati acabe se apresentando assim", comentou Rita.

Em seu pronunciamento, o prefeito Jorge Derbli conclamou a soma de esforços de todos e propôs ações conjuntas em nossa cidade para o combate ao inseto transmissor da Dengue e outras doenças, citando inclusive a questão de multas aos lotes urbanos que estiverem abandonados e oferecendo condições para a formação de criadouros. "Vamos fiscalizar e, caso necessário, autuar, Vai haver uma força tarefa na rua a partir de segunda-feira, dia 18, com muita gente fiscalizando. Em caso de identificação de foco do mosquito a multa pode chegar a R$ 750", complementou.

Derbli destacou que nesta reunião foram apresentados novos livros que foram adquiridos pela Secretaria de Educação, voltados especificamente ao combate ao Aedes aegypti. "É um material bastante interessante e objetivo neste momento em que estamos, dividido em um livro para a criança, outro para a família e um terceiro que é direcionado ao professor". Com isso, segundo o prefeito, há um ciclo melhor aproveitado entre a escola, alunos e familiares, de que forma se fazer esta prevenção. "Tivemos 229 focos do mosquito aqui em Irati, no mês de janeiro, em fevereiro algumas amostras ainda estão em análise e o número infelizmente pode aumentar, então temos que estar atentos, nos mobilizarmos, pois a situação é bastante séria", relatou o prefeito.

Segundo a programação, haverá um dia "D" de mobilização contra a Dengue, que será o dia 10 de abril. Todos os setores da administração serão convocados a paralisarem suas atividades para assumir ações de limpeza, busca e combate aos focos do mosquito, bem como de conscientização à população numa espécie de mutirão que, de acordo com a organização, pode chegar a mais de 1.600 pessoas.

Os vereadores Rogério Luis Kuhn e Alberto Schereda, participaram do evento representando a Câmara de Irati.

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

AUTO SOCORRO ZANLORENCI Serralheria e Vidraçaria BINTCHO CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

Serralheria e Vidraçaria BINTCHO AUTO SOCORRO ZANLORENCI ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021