Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

ALVORADA CONTABILIDADE - ESCRITÓRIO CONTÁBIL

 

Massagens Irati

 

Serralheria e Vidraçaria BINTCHO

 

Sabor e Saúde Produtos Naturais

 

GORDO AUTO SOCORRO 24H

 

Chaveiro Cristo Rei

 

 

Sabor & Sade -Produtos naturais

 

Agricultura entrega 2000 mudas frutíferas

 

R$ 20 mil entre produção e compra

Publicado em 24/07/2019

 

Ontem, dia 23, a Secretaria de Agricultura de Irati fez a entrega de mudas frutíferas de pessegueiro e ameixeira para produtores que cadastraram seus pedidos na sede. Entre fruticultores, técnicos e autoridades, aproximadamente 20 pessoas se reuniram na propriedade da família de Davi Wnuk, na região do Distrito de Guamirim, local onde ocorreu a cerimônia.

O evento, integrante do calendário de 112 anos de Irati, foi uma entrega simbólica que representa o repasse, no total, de 2.000 mudas de pessegueiro e ameixeira, só nesta etapa do programa. Desde o início da atual gestão já foram repassadas 4.000 mudas destas frutíferas a produtores iratienses, e a meta é chegar até 8.000 no ano que vem.

Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati e encarregado pela assistência técnica local em fruticultura, Antônio Sidnei Martins, essa estimativa está fundamentada pelo recebimento, na última semana, dos porta-enxertos para mais 4.000 mil mudas.

Nesta fase do repasse de mudas aos fruticultores iratienses, metade delas foram produzidas no Viveiro da Agrovila, mantido pela Secretaria de Agricultura de Irati. O restante foi adquirido pela Prefeitura, da empresa Frutiplan Mudas Ltda, de Pelotas (RS).

Com isso, 22 fruticultores estão sendo beneficiados com a distribuição gratuita das mudas feita pela Prefeitura, que investiu aproximadamente R$ 20 mil, entre produção própria, e aquisição de mudas e porta-enxertos. Em anos anteriores, eram os próprios fruticultores que as adquiriam, o que representava um custo adicional à atividade.

O prefeito Jorge Derbli, na ocasião, valorizou a atividade da fruticultura em Irati, e enalteceu o trabalho da Secretaria de Agricultura de Irati em dar assessoria a este segmento produtor. Entretanto, o seu foco principal foi o fruticultor: "o Município precisa apoiar este setor que ajuda a dar renda para o produtor. Quando se fala em diversificação da propriedade, o pêssego acaba aparecendo num momento importante na vida dos produtores, que é o final do ano. A sua comercialização, dentro ou fora da Festa do Pêssego, representa recurso adicional financeiro para o período de festas de dezembro, a programação de férias, ou mesmo o planejamento de aquisição de bens e maquinário".

Irati conta com 30 produtores de pêssego, além de outros três fruticultores que se interessaram pela cultura e, a partir deste ano, passaram a fazer parte do rol de cultivo. Tanto a produção de pêssego do município como a Festa do Pêssego, que ocorre sempre no primeiro final de semana de dezembro, são referências para o Paraná.

No momento, os pomares estão saindo do período de dormência e, na primeira semana de agosto, já começa a florada. Este ano, a Festa do Pêssego está programada para 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.

Da cerimônia deste dia 23, além do prefeito Jorge Derbli, engenheiro agrônomo Martins e fruticultores, participaram o secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, o secretário de Cultura e fruticultor, Alfredo van Der Neut, o presidente da Câmara, Valdenei Cabral, e o técnico ambiental, Alessandro Tribeck.

Fonte: prefeitura Municipal de Irati

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Caminhada do AGOSTO AZUL será dia 30

 

Acontecerá no próximo dia 30, a partir das 19h30, a 1ª Caminhada Noturna de Conscientização "Agosto Azul", que tem por objetivo promover junto do público masculino a necessidade de buscar cuidados com sua saúde e agendar consultas e ...

 

Pubicada em: 13/08/2019

Vencedores do Concurso Irati em Imagens 2019

 

6º Concurso João Wasilewski, de vídeos: Tema: Biografia de um(a) iratiense. 1º lugar: – Cristian Fernando Razera, com o vídeo "Ele pode contar a ti, a história de Irati"; 2º lugar: – Andreia Przybiovic, com o vídeo "Seu V...

 

Pubicada em: 06/08/2019

O CIEE PR OFERECE AS SEGUINTES VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA IRATI SÃO MATEUS DO SUL E REGIÃO

 

IRATI: - 05 vagas de estágio para estudantes de Ensino Médio noturno; - 01 vaga de estágio para estudantes de Ensino Médio matutino; - 01 vaga de estágio para estudantes de Direito noturno; - 04 vagas de estágio para estudantes de...

 

Pubicada em: 06/08/2019

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.