Sabor e Saúde Produtos Naturais
Irati online

Parte do Imposto de Renda pode ser doada aos fundos da criança e do idoso

Publicado em 09/03/2020

Parte do Imposto de Renda pode ser doada aos fundos da criança e do idoso

Desde o último dia 02/03, os contribuintes do Imposto de Renda (Pessoas Físicas) já podem fazer suas declarações de IR-2020 utilizando o programa de declaração disponível no site da Receita Federal.

Como em anos anteriores, os contribuintes que utilizam o modelo completo de declaração poderão, no ato do preenchimento e envio da declaração à Receita Federal, realizar doação para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, dedutível em até 3% do valor do IR devido.

Para o ano de 2020 essa possibilidade foi estendida aos Fundos dos Direitos do Idoso. Os contribuintes também poderão direcionar a estes fundos outros 3% do valor do seu IR devido. Desta forma, cada contribuinte poderá direcionar até 6% do valor do seu IR devido para um ou mais desses dois Fundos.

Cabe destacar que, ao fazer a declaração, o valor do IR devido emerge automaticamente a partir das informações fornecidas pelo contribuinte sobre suas receitas e despesas dedutíveis, referentes ao ano-calendário em questão. Com base no valor do IR devido, o valor do imposto a pagar ou o valor do imposto a restituir é automaticamente calculado pelo programa de declaração.

O contribuinte deve ter em mente que essas doações não trarão para ele qualquer custo ou vantagem adicional. Caso a doação não seja realizada, o valor do imposto a pagar ou o valor do imposto a restituir será o mesmo.

Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor da doação que for efetuada até o teto de 3% do IR devido será diminuído do valor do imposto a pagar que será recolhido pela Receita Federal. Caso o contribuinte tenha imposto a restituir, o valor da doação que for efetuada até o teto de 3% do IR devido será adicionado ao valor que será posteriormente restituído a ele pela Receita Federal.

Portanto, essas doações podem ser definidas como um ato de cidadania tributária realizado pelo contribuinte. Em vez de apenas cumprir com a obrigação legal de declarar suas receitas e despesas para a Receita Federal, o contribuinte decide que uma parcela de seu IR devido será direcionada ao financiamento de ações que garantam direitos de crianças e adolescentes, e direitos de pessoas idosas.

Como fazer

Quando estiver preenchendo sua declaração de IR, o contribuinte encontrará na coluna esquerda do Programa de Declaração um campo denominado "Doação no Ato da Declaração". Clicando neste campo, poderá fazer doação para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati ou o Fundo Municipal dos Direitos do Idosos de Irati, cadastrados no Programa de Declaração.

Ao final, o contribuinte deve imprimir o DARF referente à sua doação (também disponível no Programa de Declaração de IR-Pessoa Física) e fazer o pagamento do valor em agência bancária ou via internet. Esse valor será posteriormente transferido pela Receita Federal aos fundos por ele escolhidos. Mais informações pelo telefone 3907 3104.

Fonte: SECOM IRATI
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Irati - Paraná

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

AUTO SOCORRO ZANLORENCI Tratamento Com cone Hindu Naturati - Produtos Naturias
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

AUTO SOCORRO ZANLORENCI CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS VET Q – CLINICA VETERINÁRIA
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021