Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO

 

AUTO SOCORRO ZANLORENCI

 

Naturati - Produtos Naturias

 

Tratamento Com cone Hindu

 

GESSO IRATI FORROS E PAREDES

 

 MARTINS - PRÉ-MOLDADOS, METALÚRGICA E VIDRAÇ

 

 

 

Fique atento a golpes no cadastro do PIX

 

Publicado em 08/10/2020

 

ATENÇÃO: saiba como evitar golpes no cadastro do PIX
Segundo a agência Kaspersky, mais de 60 sites falsos foram criados em busca de dados de clientes. Clientes devem fazer cadastramento apenas pelo aplicativo ou site da instituição financeira da qual for cliente.

A alta procura pelo PIX, novo serviço de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, mobilizou golpistas a usar técnicas antigas de roubo de dados para enganar clientes durante o cadastramento na plataforma.

O PIX entra em operação apenas em 16 de novembro, mas, desde segunda-feira (5), teve início o cadastramento das Chaves PIX. Os golpistas aproveitam esse momento, em que os bancos e financeiras sugerem que os clientes registrem-se no serviço, para ter acesso às contas das vítimas.

A empresa de segurança digital Kaspersky encontrou mais de 60 sites falsos, que usam as técnicas de "phishing" para o roubo de informações. O termo phishing faz alusão à pescaria, pois golpistas usam o PIX como 'isca' para que a vítima entregue seus dados. As técnicas mais comuns são:

a instalação de softwares maliciosos (malware) nos computadores e celulares;
promoções falsas para coleta de dados;
e a indução da entrega de informações em cadastro falso.
Especialistas em segurança afirmam que os sistemas do PIX atendem aos padrões de segurança digital. Os golpistas, portanto, recorrem a métodos em que o próprio usuário acaba entregando a proteção de suas contas bancárias.

Como escapar do golpe?
A recomendação do Banco Central é que o usuário sempre realize o cadastramento de chaves – e, no futuro, quaisquer operações com o PIX – por meio das plataformas dos bancos ou financeiras. As instituições financeiras, por sua vez, alertam que nunca pedem senhas ou código de validação de transações (tokens) fora de seus canais digitais.


Golpes podem chegar por SMS, e-mail, WhatsApp ou pelas redes sociais. Ao receber uma mensagem de seu banco ou financeira, vale sempre passar o olho em uma lista básica de prevenção.

Nunca clique em links antes de fazer uma boa checagem da mensagem;
Tenha cuidado extra com links encurtados, verifique os outros itens da mensagem com ainda mais cuidado;
Em hipótese alguma forneça senhas ou tokens fora do aplicativo ou site oficial do banco (nem mesmo pelo telefone);
Não compartilhe código de verificação, como do WhatsApp, recebido por e-mail ou SMS;
Verifique o número de onde foi enviado o SMS – números desconhecidos podem significar golpe;
Cheque sempre o remetente do e-mail para verificar se é um endereço válido de seu banco;
Nas redes sociais, veja se a conta da instituição financeira é verificada;
Desconfie de promoções muito generosas.
A regra básica
Para Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky, a melhor solução é ser pró-ativo: ir às plataformas do banco, ver os procedimentos de cadastramento e seguir às instruções.

Assim, mesmo que você tenha recebido e-mail ou outra comunicação do seu banco, a forma mais segura de evitar ser vítima de golpe é entrar no aplicativo ou no site oficial do seu banco, e fazer o cadastramento das chaves do PIX a partir dali.
"Para mim, o grande problema é o telefone celular. A enorme maioria dos usuários brasileiros acessam o seu banco através do telefone e a gente não tem segurança embarcada no telefone", afirma o especialista. "Infelizmente, a gente não tem uma educação em segurança digital como tínhamos em segurança física."

Fonte https://g1.globo.com/economia/pix/noticia/2020/10/08/atencao-saiba-como-evitar-golpes-no-cadastro-do-pix.ghtml

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Neste domingo dia 05 Parque Aquático receberá a Feira do Pêssego

 

O evento contará com apresentação de artistas locais e rádio feira, bancas de artesanato local e exposição de orquídeas A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati promove a Feira do Pêssego até ...

 

Pubicada em: 01/12/2021

Boletim Informativo Covid19 Atualizado em 01 de Dezembro de 2021

 

Boletim da COVID-19 do dia 29/11 (atualizado às 11h45) Fonte: http://ecovid19.irati.pr.gov.br:8022 DESCARTADOS – 11.065 EM INVESTIGAÇÃO – 11 CONFIRMADOS – 10.008 CONTATOS MONITORADOS - 79 INTERNADOS – 4 (ENFERMARIA:...

 

Pubicada em: 01/12/2021

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

 

A Secretaria de Saúde de Irati, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, seguindo o memorando circular nº 230/2021– DVVPI/CVIE/DAV/SESA, informa que, a partir de segunda-feira (22), a terceira dose da vacina contra a Cov...

 

Pubicada em: 23/11/2021

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.